Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Na cadência do samba...

Entre uma marchinha ou um samba esses compositores deixaram letras belíssimas, de valor inestimável para a MPB (música poética brasileira), pois assim deveria ser tratada essa sigla diante desses grandes mestres.

LUPICÍNIO RODRIGUES
ESSES MOÇOS
Esses moços, pobre moços
Ah se soubessem o que eu sei
Não amavam não passavam
Aquilo que eu já passei

Por meus olhos, por meus sonhos
Por meu sangue, tudo enfim
É que eu peço a esses moços
Que acreditem em mim

Se eles julgam 
Que há um lindo futuro
Só o amor
Nesta vida conduz

Saibam que deixam o céu 
Por ser escuro
E vão ao inferno 
À procura de luz

Eu também tive 
Nos meus belos dias 
Essa mania que muito me custou
Pois só as mágoas que eu trago hoje em dia
E essas rugas 
O amor me deixou

Esses moços, pobre moços
Ah se soubessem o que eu sei 

NOEL ROSA
ÚLTIMO DESEJO
Nosso amor que eu não esqueço
e que teve o seu começo 
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete,
sem retrato e sem bilhete,
sem luar,sem violão.

Perto de você me calo,
tudo penso e nada falo,
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero o seu beijo
mas meu último desejo
você não pode negar.

Se alguma pessoa amiga
pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não,
diga que você me adora
Que você lamenta e chora
a nossa separação.

Às pessoas que eu detesto,
diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim,
que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
que você pagou pra mim.

CARTOLA
O MUNDO É UM MOINHO

Ainda é cedo, amor
Mal começastes a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem, amor
Preste atenção o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó

Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás a beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés

ADONIRAM BARBOSA
SAUDOSA MALOCA
Si o senhor não está lembrado
Dá licença de contá
Que aqui onde agora está
Esse edifício alto

Era uma casa velha
Um palacete abandonado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca

Construímos nossa maloca
Mais, um dia
Nem quero me lembrar
Veio os homens cas ferramentas

O dono mandô derrubá
Peguemo tudo a nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciar a demolição

Que tristeza que eu sentia
Cada táuba que caía
Duia no coração
Mato Grosso quis gritá

Mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar

Só se conformemos quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim

E prá esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Que dim donde nóis passemos dias feliz de nossa vida

PIXINGUINHA
CARINHOSO
Meu coração não sei por que 
Bate feliz Quando te vê...
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo...
Mas mesmo assim, foges de mim...

Meu coração não sei por que 
Bate feliz Quando te vê...
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo...
Mas mesmo assim, foges de mim...

Ah se tu soubesses como eu sou 
Tão carinhoso e muito, muito 
Que te quero... E como é sincero
Meu amor... Eu sei que tu não 
Fugirias... Mais de mim...
Vem... Vem... Vem... Veeeem... 
Vem sentir o calor dos lábios 
Meus a procura dos teus...
Vem matar essa paixão...
Que me devora o coração...
Só assim então serei feliz...
Bem... Feliz...

Ah se tu soubesses como eu sou 
Tão carinhoso e muito, muito 
Que te quero... E como é sincero
Meu amor... Eu sei que tu não 
Fugirias... Mais de mim...
Vem... Vem... Vem... Veeeem... 
Vem sentir o calor dos lábios 
Meus a procura dos teus...
Vem matar essa paixão...
Que me devora o coração...
Só assim então serei feliz...
Bem... Feliz...

MÁRIO LAGO
FRACASSO
Relembro,com saudade o nosso amor
O nosso último beijo e último abraço
Porque só me ficou da história triste desse amor
A história dolorosa de um fracasso.

Fracasso,por te querer,
Assim como quis,
Fracasso, por não saber,
Fazer-te feliz,
Fracasso por te amar
Como a nenhuma outra amei,
Chorar o que eu já chorei,
Fracasso,eu sei!

Fracasso,por compreender
Que devo esquecer
Fracasso,porque já sei
Que não esquecerei
Fracasso,fracasso,fracasso,
Fracasso afinal
Por te querer tanto bem,
E me fazer tanto mal.

JOÃO NOGUEIRA
PODER DA CRIAÇÃO
Não, ninguém faz samba só porque prefere
Força nenhuma no mundo interfere
Sobre o poder da criação
Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito
Nem se refugiar em lugar mais bonito
Em busca da inspiração

Não, ela é uma luz que chega de repente
Com a rapidez de uma estrela cadente
E acende a mente e o coração
É, faz pensar
Que existe uma força maior que nos guia
Que está no ar
Vem no meio da noite ou no claro do dia
Chega a nos angustiar
E o poeta se deixa levar por essa magia
E um verso vem vindo e vem vindo uma melodia
E o povo começa a cantar! 

E viva a MPB, com seu acervo musical de valor inestimável e consagrado por seu público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário