Seguidores

quinta-feira, 12 de abril de 2012

"O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS"


Essencial, necessário, indispensável - qual o significado desses termos nessa vida de pretensões que levamos. Onde buscamos sempre estar equipados com o que há de melhor e mais moderno, seguindo as tendências, acompanhando a moda. O mundo que aí está, nos incentiva a um consumismo desenfreado, a maior vaidade para muitos seres humanos está no que tem nas mãos, no que pode tocar e exibir, está no material...
O que é indispensável para o homem: o ar que respiramos, o pão de cada dia, a água que mata nossa sede?
Sim, isto é indispensável pois precisamos de oxigênio, comida e água para sobreviver. Precisamos também de saúde, pois sem ela não há vida... 
E para você, quais as suas reais necessidades, elas são pagáveis, você as encontra em lojas?
És um materialista, meu amigo, e o que você tem te completa. Suas posses são como símbolos para a aparência de tua vida perfeita, são para você como troféus, que exibe para alegar ser um vitorioso.
Só que por nem um segundo, você valoriza as riquezas interiores e por isso você nunca será um homem completo, nunca terá o prazer de sentir-se parte de alguém, não será responsável pelo sorriso de outra pessoa, não estará guardado na lembrança ou no coração de um amigo, tua presença não será imprescindível... Porque isto é impagável,  tem de ser conquistado no dia-a-dia, com paciência e respeito. 
 
"O essencial é invisível aos olhos", assim citou Saint-Éxupery, no livro O pequeno Príncipe; e esta frase abre portas dentro de nós, nos leva a buscar respostas do que realmente necessitamos.
Se é invisível não está diante de nossos olhos, mas sim perceptíveis ao coração. Eu nunca consegui pegar a amizade, o amor ou a fé com minha mãos, mas já fui tocada por todos estes sentimentos...
Uma grande amizade nos cativa e se mantêm viva mesmo à distância. 
Um verdadeiro amor permanece dentro de nós por toda a vida, nos encantando.
E a fé, independente no que você creia, ela nos comove, nos impressiona...
E estes sentimentos se completam, e nos completam.
Este é o caminho mais provável para a felicidade - e aí está outro sentimento abstrato, só que este eu consigo ver no rosto de um amigo, do meu amor, de um vizinho e até em um desconhecido.
Em mim, a felicidade, eu sinto. E exponho para o mundo em forma de sorrisos, lágrimas ou mesmo com palavras.
E como foi sábio e feliz com as palavras Saint-Éxupery, que com um livro nos cativou, com uma história nos encantou, que em capítulos nos comoveu e impressionou, e com suas palavras nos indicou o caminho da felicidade.
O olhar mais sábio é aquele que vem do coração...

Um comentário:

  1. Linda essa reflexão.
    Infelizmente vivemos o capitalismo selvagem, onde o ter é o que vale.
    As pessoas esquecem do que é essencial, realmente é invisível aos olhos.
    Doriane Sanchez

    ResponderExcluir