Seguidores

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Meme - Cheiros e memórias por Janna Teixeira






Bem amigos da blogosfera... (isso foi bem Galvão, não!)
Minha amiga e blogueira Andrea, do Top 5 Tour me colocou diante de um Meme para falar de cheiros que me trazem lembranças inesquecíveis,
e eu adoro peregrinar pelo mundo das sensações,
me vi diante do desafio de incitar minha memória e dela retirar essas lembranças...

Cheiros podem ser alegres ou tristes,
pois nos resgatam para um momento vivido,
para cada cidade há um cheiro especifico,
São Paulo em 1979 tinha cheiro de inocência (pasta de amendoim), 
em 1992 cheiro de rebeldia e aflição (rabo de galo e cigarro de cravo)
em 1994 de esperança com o tetra da seleção (pólvora queimada)...
Fortaleza tem cheiro de beleza, tanto faz qual seja o mês ou o ano
cheiro de brisa que sopra na beira mar (peixe assado e baião),
cheiro de sol molhado, de mar salgado (isso me lembra o camarão),
cheiros que me atingem toda manhã (como o pão fresquinho ou o café da Conceição)...

Mas os cheiro que em mim estão guardados e despertam minha mente,
são estes cinco definitivamente:

-Cheiro de refogado (alho e cebola), que é cheiro de proteção,
é o cheiro da minha casa, quando do colégio chegava,
menina magrinha e carente, que sonhava em dia ser gente,
padrinho e madrinha na sala, carinho que poucos me davam,
cheiro que me reconforta, que me segura na mão,
cheiro de 1982, quando a realidade era mera ilusão...

-Cheiro de cravo, é cheiro de dor, 
cheiro de vela,  cheiro de morte
é adeus ao pai,
é o cheiro que me abateu em 1989

-Cheiro do mar, é cheiro de prazer,
cheiro de férias e lua de mel,
é cheiro de amor, que não se foi com o anel,
é cheiro que ficou comigo, cheiro de 1995

-Cheiro de bebê, é cheiro de ternura,
cheiro de vida, cheiro de realização,
cheiro de choro sentido, de sorriso curtinho,
cheiro de talco e de quarto, cheiro de 2002 e 2004

-Cheiro de papel, é cheiro de desafio,
é uma história que lá está para ser contada,
é uma ideia que não pode ser reprimida,
é uma poesia que quer ser lida,
são palavras que merecem ser sentidas,
é cheiro de interior (daquele que vem de dentro da gente)
da lágrima que escorre pelo rosto, 
do sorriso que enfeita a cara,
é cheiro de emoção, cheiro de paixão,
este é o cheiro da minha vida, de 1973 a 2012,
e quiça até quando, 
enquanto Deus me der inspiração...

Por enquanto aqui finalizo, 
minha memória olfativa,
e deixo pra estes(as) amigos(as) este desafio,
é claro, que de vocês dependem a participação ou não!











4 comentários:

  1. Janna querida...
    O que dizer???
    Bom,vamos lá:
    1 - cheiros incríveis;
    2- lembranças bacanas;
    3- ligações inteligentes;
    4- analogias....ah....nisso vc é peculiar!!!!
    Sensacional amiga, e não poderia ser diferente...o jeito como escreve cativa a gente...
    Parabéns pelos cheiros, pelas lembranças e pelo texto.
    Obrigada por seguir na brincadeira!!!
    Bjkssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito inovador para mim, sempre estive à margem da curiosidade sobre os Meme's, agora fiz parte de um...
      Muito legal!!
      bjs e ótimo fim de semana para você!!

      Excluir
  2. Olá Janna querida !!!!

    Eu sou super fã de memes, acredito que são oportunidades incríveis de conhecermos mais os amigos virtuais e sabermos de suas preferências, gostos, enfim, nos aproximarmos mais de quem convivemos neste meio !
    Seu meme em particular ficou lindo ! Amei a forma poética e bonita com a qual compartilhou os aromas que mais te marcaram !
    Obrigadíssimo pelo carinho em me indicar, fico feliz em saber que fui lembrada :)
    E mais uma vez parabéns pela bela postagem, adorei :)

    Grande beijooo e que seu fim de semana seja ótimo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sam... Fiquei muito na dúvida de te incluir na brincadeira, já que acho que vc deve ter uma rotina super cheia, porém ao mesmo tempo vi nesta indicação exatamente a possibilidade de conhecer você melhor, como citou o meme é tipo aquele caderninho de disparate que na infância preenchíamos, conta algo da gente, abre uma janela sobre o que somos para os amigos...
      Um grande beijo, e um ótimo fim de semana para vc também!!

      Excluir