Seguidores

sábado, 25 de fevereiro de 2012

"Viver é desenhar sem borracha" - Millôr Fernandes


A vida não é como um desenho feito a lápis, onde no menor erro podemos apagar e consertar o traço; (se bem que nem nesse caso a borracha seja perfeita, pois sempre resta um marquinha que ficou despercebida, ou uma ranhura no papel, que sempre lembrará ao artista sua imprecisão naquela ocasião) a vida é constituída de momentos e situações, que por mais planejadas que sejam poderão vir a dar errado .
Na vida temos que crescer com nossas falhas, e utilizá-las na tentativa de traçar uma linha reta. Cada obstáculo ultrapassado nos serve como referência; afinal, as lágrimas derramadas nunca retornarão aos olhos, as palavras ditas não tornarão a boca, as dores sentidas poderão ser amenizadas e até extintas, porém das feridas mesmo após curadas, restarão as cicatrizes - marcas de momentos vividos que nunca poderão ser apagados.
Quantos erros acumulamos no decorrer dos anos, e quantas vezes reincidimos nestes mesmos erros; será que este fato nos qualifica como 'burros' ou será que apenas deixamos de lado a razão para muitas vezes seguir ao  coração?
Pecamos sim e por diversas ocasiões perdemos nossas referências na vida... Quem é perfeito o bastante para só acertar?
Não se pode viver 24 horas em estado de alerta, esperando que algo aconteça a qualquer segundo, o caminho que percorremos na vida é longo e enquanto caminhamos se chegarmos a tropeçar, o impulso nos leva a buscar o equilíbrio para continuar de pé. Já se em uma outra ocasião chegarmos a cair, devemos nos erguer, sacudir a poeira e se possível, sorrir de sua própria queda... E essa é uma lição para a vida - nunca devemos dar margem para que um terceiro ria de você enquanto se desmancha em choro e reclamações.
Sorria... E não guarde para si seus medos ou frustrações, nunca deixe que a fraqueza lhe abata...
Sorria... E entregue-se a vida para assim ter a capacidade de vivê-la com todo seu esplendor!
Sorria e viva... E não passe a vida preocupando-se em acertar, pois seus próprios erros lhe servirão de guia para  alcançar o caminho correto.
Sorria e viva... E já que não dá para apagar, passar corretivo ou deletar o passado, guarde seus erros como se fossem rascunhos de um texto, para que ao final eles possam ser transformados em um grande livro; bem escrito, sem falhas e com um enredo invejável.
E para finalizar vou me utilizar de outra citação de Millôr Fernandes:
"Nunca esqueça: a vida também perde a cabeça".


Nenhum comentário:

Postar um comentário