Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

O grande mestre do riso

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o nosso Chico Anysio, nascido na cidade de Maranguape (município cearense) no dia 12 de abril de 1931. Filho de uma rica família cearense, viu o patrimônio de seu pai ser destruído por um incêndio, e por vergonha da pobreza e decadência, sr. Francisco Anysio (o pai), manda sua família para o Rio de Janeiro. O jovem Chico, que alimentava o sonho de ser jogador de futebol, assumiu responsabilidades na família, e sempre que algo não saia da maneira correta , era ele que pagava a conta. Chico relembrou em entrevista na TV, o quanto apanhara entre os nove e os quinze anos.
 Estudou para ingressar na faculdade, seria um advogado; passou, mas não cursou...
O destino tinha outro caminho reservado para ele, e ao acompanhar sua irmã e um amigo dela, em um teste para  rádio-ator, teve sua vida transformada, Chico foi contratado pela rádio Guanabara e em menos de 15 dias já acumulava quatro profissões: ator, redator, locutor e comentarista de futebol. Este foi o início de sua magnífica carreira, não demorou muito para que ele se multiplicar em vários personagens, um dos primeiros foi o Professor Raimundo, seu talento foi levado à TV, era hora de dar cara aos personagens que até então faziam sucesso nas rádios.                   Chico Anysio, encontrou a caracterização, o sotaque e personalidade para cada uma de suas criações; no decorrer de seus 64 anos de carreira, criou mais de 200 personagens.  
Mas seu talento ultrapassava qualquer limite pré-estabelecido, e Chico sendo um trabalhador incansável, enveredou por outros caminhos além do humorismo: foi ator, escritor, diretor, compositor, poeta e até pintor.   
Sobre o humor, considera-o irmão da poesia, que tem por obrigação denunciar e criticar os acontecimentos ao seu redor, deixando o povo a par da realidade de uma forma despretensiosa."O HUMOR É TUDO, ATÉ ENGRAÇADO!"      
O professor da ficção, saiu em defesa da realidade de outros e tornou-se mestre de tantos discípulos; muitos humoristas e atores, passaram pelas cadeiras de sua escolinha, para alguns um prêmio pelos anos de trabalho, para outros uma primeira chance.    
Quantos nomes podemos retirar de um só homem? - Alberto Roberto, o ator; Al Cafone, o gangster; Apolo, o prejudicado; Azambuja, um malandro carioca; Baiano, sátira a Caetano; Bento Carneiro,o vampiro brasileiro; Bilingui, o fazendeiro; Bozó, que afirma ser funcionário da Globo; Canavieira, o prefeito; Justo Veríssimo, o politico corrupto; Pantaleão, o grande mentiroso; Coalhada, o perna de pau; Tim Tones, um pastor ambicioso; Jovem, o eterno adolescente; Haroldo, o hétero; Milton Gama, o locutor; Painho, pai de santo homossexual; Salomé, a questionadora; Professor Raimundo, o mestre; Silva, 'o bonitim'; Véio Zuza, o preto velho; Nazareno, marido insatisfeito; Popó, o ranzinza; Roberval Taylor, apresentador do Jornal do Lobo; Neide Taubaté, apresentadora; Tavares, o alcoólatra; (...) estes são somente alguns dos tantos personagens que criou, que fez sua essência dividir-se ou multiplicar-se.  
Apesar de toda sua grandiosidade, de seu talento indiscutível, Chico mantinha os pés no chão:"O sucesso é o acidente de percurso, não pense que o sucesso seja eterno, é muito difícil que ele o seja; então, não humilhe ninguém, mantenha-se humilde, porquê daqui a pouco você não sabe como será..."E assim foi Chico Anysio, humilde e genial; se teve vaidades por seu talento as colocou em cada personagem ou interpretação, ou talvez, as levou para o enredo de seus livros ou para as telas de seus quadros.... Ou simplesmente, optou por transferir suas vaidades ao seu público, para tê-las de volta em forma de sorrisos e admiração.          
Grande Chico, foram 80 anos de vida mas ainda assim, tua morte foi precoce, e nós, teus fãs ficamos imaginando o quanto ainda tinha para nos presentear.    
O povo cearense, instituiu o dia 12 de abril como dia do humorista, sua data de aniversário eternamente será comemorada por nós, e desta forma, sua memória sempre estará preservada em nossa cultura. O maior artista cearense, tornou-se também, o maior ícone do humor brasileiro.            
Desde o momento em que fomos informados de tua partida, nosso sorriso transformou-se em lágrimas que lamentam tão dolorosa perda.   
Deus decidiu que seu contrato acabou, Chico, é hora de fazer graça e levar para o céu, contigo, todos os teus personagens.          



Um pouco de sua criatividade e sua irreverência:


Você é insubstituível...

Chico Anysio

12 de abril de 1931 a 23 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário